O que é o desporto escolar?

O desporto escolar foi estabelecido pelo Ministério da Educação e Ciência de Portugal. Foi um projeto estabelecido com vista a introduzir práticas desportivas no currículo escolar dos alunos.

A maior vantagem é que o desporto escolar é um sistema integrado ao ensino comum. Isto é, torna mais fácil para todas as crianças tanto o conhecimento dessas modalidades como o acesso às mesmas. A associação do desporto ao ensino escolar é uma oportunidade única para muitos estudantes. Estudantes que de outra maneira poderiam não ter acesso a práticas desportivas.

Qual a função do desporto escolar?

O desporto escolar foi criado como uma forma de influenciar positivamente os alunos à prática de atividades físicas. Um meio de evitar também o abandono escolar. Inserir modalidades desportivas no horário das crianças fornece aos alunos um incentivo psicológico e até mesmo social para a permanência nas escolas.

A interação social que está necessariamente associada a desportos de equipa garante às crianças uma melhor qualidade de vida. Assim é possível introduzir atividades físicas nas suas vidas, sem que isso seja algo forçado. Para participar em qualquer desporto a criança deve realizar testes vocacionais e assim ser direcionada para o que melhor irá satisfazer as suas necessidades físicas e psicológicas.

Vantagem social de inserir desportos nas escolas:

Outro ponto importante de associar desportos ao currículo escolar é que todos os alunos conseguem experienciar situações de interação. Onde cada um possui as suas funções e responsabilidades, podendo assim adquirir um espírito de equipa. Além disso, o conceito de vitória e derrota é trabalhado constantemente.Esta questão faz com que o aluno crie uma maior intimidade com ambas as situações.

Como funciona?

Os treinos são normalmente semanais e envolvem diversos desportos como Ténis, Ténis de Mesa, Natação, Voleibol e Futsal. Também é possível realizar desportos que permitam ao aluno um um maior contato com a natureza. Estes podem ser Orientação, Canoagem, Escalada, Ciclismo e Surf.

Claramente a oferta varia com cada escola e zona do país. O intuito principal é no entanto oferecer a todos os alunos desportos que sejam diferentes dos que são apresentados nas aulas de educação física. Muitas das modalidades desportivas oferecidas são semelhantes às que estão presentes nos jogos olímpicos. Esse incentivo tem um grande impacto no interesse dos alunos.

Desporto escolar e saúde

O incentivo ao desporto na infância reduz exponencialmente o risco de sedentarismo. Além disso, as crianças adquirem maior resistência física e crescem mais saudáveis. Outro ponto relevante é a maior participação de meninas nos desportos, dando a oportunidade ao sexo feminino que muitas vezes não recebe o incentivo necessário.

O desporto escolar é uma ótima opção para quem procura incutir hábitos de vida saudável numa criança ou jovem. A ligação entre o desporto e a instituição faz com que as atividades sejam a parte mais atraente da rotina para a criança, e não uma atividade extra, implementada apenas para preencher o tempo vago no horário.

Movimentar-se aumenta a quantidade de hormonas no corpo, além de trazer inúmeros benefícios para a saúde. O sedentarismo e a obesidade são grandes problemas do século XXI que causam doenças crônicas ou situações mais graves e incontroláveis. Criar vínculos saudáveis e prevenir essas doenças é a melhor forma de garantir uma melhor qualidade de vida desde cedo.

Para saber mais sobre diferentes colégios e a sua oferta de desporto escolar visite o colegio.pt e faça a sua pesquisa!

Responder