O caso é polémico e está a gerar controvérsia entre pais, alunos e professores. No Colégio Objetivo Camboinhas, em Niterói, Rio de Janeiro, oferece-se um automóvel ao aluno da instituição que tiver a melhor nota no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

O anúncio foi feito através de uma publicação no Facebook, onde o colégio privado deixa claro que o aluno ou aluna que obtiver a nota mais alta vai levar para casa um automóvel novo em folha. Como aliciante, acrescenta-se ainda que, caso se queira habilitar a ganhar o automóvel, a única coisa que tem de fazer é inscrever-se na instituição.

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Com a mediatização do caso, o Colégio Objetivo de Camboinhas tem conseguido estar no centro das atenções, mas até à data mais nenhuma informação foi disponibilizada. Na hora de escrita deste blog post, a partilha no Facebook contava já com cerca de mil gostos e é nos comentários que vemos a divisão de opiniões.

Enquanto alguns alunos olham para a iniciativa como um incentivo e o prémio merecido para quem estudou para ser o melhor, outros acusam a instituição de estar a promover um sistema excessivamente meritocrático. Dizem os opositores que se trata de uma forma de pressão sobre os alunos e de uma subversão dos objetivos: em vez de estudarem para entrarem na faculdade, os estudantes estarão mais preocupados com o prémio.

Realizado no Brasil desde 1998, o ENEM é um exame que fornece indicadores importantes para a avaliação da qualidade do Ensino Médio no país. Atualmente esta é a segunda maior prova com âmbito nacional do mundo, ficando apenas atrás do Exame de Admissão ao Ensino Superior Chinês. No ano de 2015, o número de inscritos superou 7,7 milhões de estudantes, um número que ainda assim é inferior ao record de 9,5 milhões de inscritos em 2014.

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