Nem sempre as crianças ficam motivadas com a perspetiva de estudar, especialmente quando têm de o fazer a partir de casa, sem o acompanhamento de um professor e o apoio dos colegas. Para que possa ajudar o seu filho, deixamos-lhe aqui algumas sugestões de como motivar o seu filho a estudar:

1. Ajude-o a estabelecer metas

Criar metas que sejam realistas, relativamente fáceis de seguir e cujos resultados se podem medir pode ser uma excelente forma de motivar os seus filhos a estudar. Para aumentar o envolvimento do seu filho nestas metas, faça uma ênfase emocional nos resultados intermédios, e destaque o que de mais atraente há ao longo do caminho até se chegar ao objetivo que estabeleceram.

2. Foco no aqui e no agora

Especialmente no caso das crianças mais pequenas, é mais útil motivá-las com objetivos mais breves de serem atingidos, como ter uma melhor nota no próximo teste ou passar de ano. Isto porque estas crianças vivem mais no imediato, sendo-lhes mais difícil pensar a longo prazo. Se os seus filhos forem maiores, dividir os objetivos grandes em pequenos pontos mais pequenos pode também ser uma excelente forma de garantir que eles não ficam assoberbados com tudo o que têm de fazer.

3. Sistema de recompensas

Procure recompensar o seu filho quando ele atingir um objetivo a que se tenha disposto. A natureza desta recompensa pode ser física ou emocional, consoante o que resultar melhor para vocês. Mas atenção, apenas o deve recompensar quando realmente se esforçou e cumpriu os objetivos a que se tinha proposto, caso contrário, a recompensa irá tornar-se mais banal e a criança irá perder a motivação.

4. Procure por maneiras diferentes de aprender

As crianças aprendem melhor através de atividades didáticas e mais interativas. Por isso, se o seu filho está com dificuldade nalguma matéria ou disciplina, procure recursos desse género para o ajudar a compreender melhor. Podem ser livros, jogos, puzzles ou até séries. Ao tornar a matéria mais divertida, não só o seu filho estará a aprender, como também se sentirá mais motivado a pegar nos livros e a aprender mais sobre o assunto em causa.

5. Mantenha a organização

Um local de estudo bem organizado e sem distrações por perto ajuda na motivação da criança, porque esta sabe que aquele espaço é apenas para estudar, e que poderá ter as suas recompensas, como ver televisão, assim que terminar. Por isso, juntamente com o seu filho, organize o local de estudo da forma mais eficaz, e garanta que ele arruma tudo no sítio assim que tiver terminado de estudar.

 

Motivar uma criança para o estudo não tem de ser uma tarefa muito complicada. Pondo em prática estas ideias, tornar-se-á cada vez mais fácil para o seu filho estudar e ficar motivado para isso.

Responder