As mudanças podem ser muito difíceis para adultos, mas ainda mais complicadas para as crianças. Enquanto progenitor, é natural que queira o melhor para os seus filhos e ajudá-los a adaptarem-se o melhor possível à grande mudança que é a escola virtual. Para o ajudar, deixamos-lhe aqui algumas dicas:

1. Explique bem a situação aos seus filhos, para que eles percebam o porquê de não irem fisicamente para a escola. As crianças podem ficar ansiosas com a alteração na sua rotina (tal como os adultos), mas se lhe explicar calmamente o porquê e o motivar, a transição torna-se mais fácil.
2. Atribua-lhe a responsabilidade de estudar. Explique aos seus filhos que todos os colegas estão a passar pelo mesmo que ele e que, se ele não estudar, não vai poder continuar o seu percurso escolar com os amigos. isto vai ajudar a dar-lhe mais motivação para se concentrar nos estudos e ajudá-lo a ter mais responsabilidade, o que não invalida que esteja atento aos seus progressos.
3. É natural que haja uma certa resistência a estudar a partir de casa, especialmente se o seu filho for mais pequeno. Estando em casa, os seus filhos podem querer brincar ou ver televisão durante o tempo de aulas, por exemplo, mas essas atividades devem ser usadas como recompensa após o estudo. Deixe bem claro que, durante as horas de estudo, se deve concentrar, e depois, se cumprir tudo, poderá fazer o que gosta.
4. Mantenha ao máximo a rotina, levantando-se à mesma hora, vestindo-se como normalmente, e respeitando também os intervalos de estudo. Mudanças grandes na rotina da família podem levar a que os seus filhos tenham menos predisposição para a escola virtual.
5. Familiarize-se com a plataforma e ambiente virtual em que as aulas vão ser dadas, para poder ajudar os seus filhos em caso de dúvidas ou de problemas.
6. Durante as horas de escola, deve-se fazer o máximo de silêncio, para não distrair as crianças.
7. Mantenha o espaço onde a criança vai estudar organizado e sem qualquer tipo de distração por perto, para potenciar a concentração.
8. Estimule a atividade física durante os intervalos das aulas e a comunicação com os colegas, para que o seu filho tenha a pausa que realmente merece e ao mesmo tempo não perder o contacto social com os amigos, apesar da distância.

As crianças são muito resistentes e adaptam-se a quase todas as situações. Com estas dicas que aqui lhe deixamos, a adaptação vai ser ainda mais simples e rápida para toda a família!

Responder