Modelo Cooperativo
Está estudado pela psicologia (Roset, Johnson & Johnson, 2008) que o modelo cooperativo de educação junto dos pré-adolescentes é aquele que promove um maior desempenho a nível escolar e de relações sociais.
Através da ajuda mútua entre colegas, da partilha de recursos de aprendizagem e de confiança uns nos outros, é possível chegar à promoção de conhecimento de uma forma mais benéfica do que através da competição ou do individualismo.
O trabalho em pequenos grupos de alunos com o foco na entreajuda e na interdependência é uma das técnicas favoráveis a este método.
No final, o reconhecimento do esforço de cada aluno de forma individual e do grupo, dando feedback sobre o que foi bem feito e mal feito irá fazê-os compreender e dar uma oportunidade para melhorar.
Assim, através da mútua interação e esforço conjunto para alcançar os objetivos propostos trás vários benefícios. Para além de competências académicas, os alunos aprendem a aceitar a diversidade que existe na sala de aula, a tirar o melhor partido e a cooperar para que os resultados finais sejam favoráveis quer a nível pessoal, quer de grupo.
Pirâmide d
a Aprendizagem
A Pirâmide da Aprendizagem de Glasser – psiquiatra norte americano dedicado à educação e à melhoria do ensino – mostra que quanto mais ensinamos, mais aprendemos.
A compreensão e dedicação da parte dos estudantes para construir um diálogo que explique a matéria e o seu raciocínio aos colegas, irá permitir a sua consolidação e exposição. Desta forma, ensinar aos outros torna-se a melhor forma de reter informação e de aprender a ensinar.
“This is at the heart of all good education, where the teacher asks students to think and engages them in encouraging dialogues, constantly checking for understanding and growth.” – William Glasser