Hoje em dia, o foco de muitos pais está na educação dos filhos, privilegiando as boas notas em detrimento da estimulação da criatividade. Apesar de ter sucesso escolar ser algo importante, a verdade é que o ideal é procurar um equilíbrio entre a escola e os tempos livres, estimulando-se a criatividade ao máximo nas atividades que pratica com os seus filhos. Deixamos-lhe aqui algumas ideias de atividades simples que ajudam a estimular a criatividade:

  1. Desenhar. Não precisa de muito para fazer um desenho, umas folhas em branco e materiais como canetas ou lápis são suficientes. Apesar da sua simplicidade, esta atividade é muito boa para ensinar os seus filhos a pensarem de forma mais criativa e original. Fazer colagens ou usar técnicas diferentes de pintura, como a pintura com esponja, também são excelentes atividades a fazer.
  2. Aprender a cozinhar. É claro, que não vai dar uma faca para a mão dos seus filhos para que eles cortem legumes, especialmente se eles forem pequenos. Mas atividades como fazer bolachas e pão, preparar massa fresca e, de um modo geral, ajudar na cozinha, estimula a criatividade nas crianças e abre-lhes todo um novo mundo de possibilidades criativas.
  3. Ter uma horta em casa. Não precisa de muito espaço para ter uma horta, pode até semear algumas coisas numa varanda. Os seus filhos podem passar por toda a experiência de ver algo nascer e que depois eles vão consumir. Esta atividade é muito prática, já que eles vão poder meter mãos à obra, mas ajuda também a estimular a imaginação e a promover a paciência.
  4. Jogos de tabuleiro e mímicas.  Para além de serem uma forma de entretenimento, são também uma boa forma de estimular a criança a pensar de formas diferentes e a promover qualidades essenciais à vida em sociedade, como a compaixão e a paciência.
  5. Desportos coletivos. Desportos como o futebol ou o basquetebol são jogados em equipa, o que estimula a interação social em crianças e as ajuda a pensar um pouco “fora da caixa” em termos de criação de estratégias para o jogo. Por isso, não é de admirar que seja uma das atividades preferidas de muitas crianças.

Estimular a criatividade em crianças não é algo de muito difícil, mas é importante para um desenvolvimento saudável e um equilíbrio físico e emocional.

Responder