A Importância de Conhecer Novas Línguas

Seja na TV, nos jornais ou na Internet, temos de lidar diariamente com termos noutras línguas. Isto deve-se à cada vez maior popularização de estrangeirismos, que tem causado impacto na sociedade actual. Sendo assim, é necessário acostumar-se com a presença de línguas estrangeiras no nosso quotidiano.

A principal língua disseminada no mundo é o inglês, devido à importância mundial dos Estados Unidos como potência económica. As tecnologias são desenvolvidas em inglês, assim como a cultura norte-americana tem forte influência no restante mundo. No entanto, não estamos cercados apenas pela língua inglesa.

A cada dia que passa novos idiomas vão sendo introduzidos na sociedade. Tanto os idiomas orientais quanto os ocidentais estão cada vez mais presentes, exigindo um maior interesse por parte da população. Línguas como o mandarim (chinês) e o espanhol são de extrema importância para transacções socioeconómicos. Para além disso, são essenciais para a compreensão plena entre diferentes culturas.

Os Idiomas do Futuro

Aprender uma língua nova é também uma forma de ver o mundo com outros olhos, através de uma nova realidade. Quando pensamos no futuro, tentamos entender que idiomas irão permanecer em voga e quais deixarão de ser influentes no cenário global. O inglês, há cerca de uma década, perdeu o seu potencial de língua universal. Actualmente são realizados diversos estudos para descobrir que língua o poderá substituir, ou existir com esse fim em conjunto com a língua inglesa.

Até agora os investigadores encontraram alternativas para a comunicação global. Ou seja, línguas com uma alta quantidade de falantes e que têm como países de origem, grandes potencias económicas do século XXI.

Mandarim

O mandarim é actualmente a língua com maior número de falantes no mundo. Além de ser um país com grande potencial financeiro, a China possui um alto crescimento populacional, resultando num aumento constante do número de falantes. O mandarim também é falado em diversas regiões da Ásia e é comummente utilizado para transacções entre países.

Espanhol

O espanhol é a segunda língua mais falada no mundo e tem repercussão em continentes muito distintos, como a Europa e a América Latina. Com o conhecimento do espanhol é possível comunicar em diversas regiões do mundo, principalmente em locais com línguas neolatinas, como italiano e português.

Árabe

Embora muito desconhecido pelo mundo ocidental, o árabe é um idioma com grande potencial. É usado como principal forma de comunicação no Oriente Médio, região de extrema importância geopolítica. Conhecer a língua árabe pode ser um factor diferenciador no mercado de trabalho.

Português

Ainda em processo de consolidação, o português é uma língua que tem algumas hipóteses de se tornar referência mundial. Embora possua uma gramática demasiado complexa, a língua portuguesa é falada em diversas regiões do mundo e pode ser utilizada como ponte comunicativa entre diversos povos e culturas.

Alemão

O alemão é um dos principais idiomas para quem busca empreender ou pretende trabalhar em multinacionais. As sedes das maiores empresas mundiais estão localizadas na Alemanha. Sendo assim, o conhecimento da língua alemã tem uma relação directa com o mundo financeiro, e pode fazer a diferença num curriculum.

Responder