O termo não é novo, mas a verdade é que ainda pouco se fala sobre marketing escolar. Não encarar a educação como um negócio é um erro que muitas escolas tentam agora colmatar, contratando profissionais de marketing e comunicação para aumentar a sua visibilidade, conquistar pais e conseguir um maior número de alunos.

Num universo onde a concorrência aumenta a cada dia que passa, provar que a nossa escola é realmente a melhor opção não é uma tarefa simples. A juntar a tudo isto, existe um conjunto de tarefas que, por não serem executadas ou por serem feitas de forma aleatória, acabam por não ter os efeitos desejados.

Redes sociais, publicidade no Google e otimização de conteúdos são algumas questões que deixaram de ser só do universo empresarial para passarem a ser abordadas no interior das escolas. Planear é o primeiro passo para uma estratégia coesa, e é precisamente por isso que, ao longo deste post, lhe mostramos algumas das fases do processo de marketing aplicado às escolas.

O que distingue a sua escola?

Antes de avançarmos para qualquer outra etapa, é importante garantir que  conhecemos realmente a nossa escola. Fazer uma análise interna e criar uma relação entre a história do nosso colégio e aquilo que queremos ser no futuro é fundamental . Pegando nesta análise, é possível definir objetivos, passando do plano abstrato para ações concretas, passíveis de serem executadas e mensuradas.

Durante este processo de autoavaliação, é essencial que olhemos para a nossa escola com um ponto de vista crítico, concluindo quais são os fatores que nos diferenciam das nossas concorrentes e quais os fatores que podemos melhorar no futuro.

Quem é o seu principal público-alvo?

À primeira vista, a resposta parece ser simples: o seu público-alvo são os alunos e, por inerência, os pais que pagam as mensalidades. Ainda assim, conhecer as necessidades concretas destes dois grupos pode fazer a diferença entre ter uma estratégia de marketing escolar que cumpre os seus propósitos e uma estratégia totalmente ineficaz. É provável que as dificuldades do dia a dia se reflitam online, facto que requer que crie canais diferentes para diferentes pessoas. Identificar as suas características, expetativas e medos permite-lhe colocar-se numa posição em que é mais fácil ajudá-las.

A criação dos conteúdos e a definição de ações concretas

Uma vez que já tem em mente para quem quer comunicar, o próximo passo é a criação de conteúdos segmentados e a aplicação de ações concretas. Para isso, existem diferentes tipos de canais, como por exemplo, as redes sociais, o blog ou a criação de e-mails, através de campanhas de e-mail marketing. Neste tópico, tenha a preocupação de ser relevante e de contribuir com conteúdos interessantes para o seu público. A aposta numa comunicação diversificada é outro ponto a salientar: o texto pode ser a âncora da estratégia, mas vídeo, imagens e infografias poderão ser elementos diferenciadores.

Crie parcerias e faça-se ouvir

Estar constantemente a comunicar e fazer com que a engrenagem não pare é uma grande parte das tarefas do marketing. O esforço é cumulativo e só assim é que podemos crescer para alcançar a notoriedade desejada. Fazer um website não é o suficiente para que sejamos encontrados: a postura deve ser ativa e relevante. Acima de tudo, é importante que estejamos atentos ao que nos rodeia, procurando criar relações, intervir e criar parcerias com projetos que nos pareçam benéficos. É neste contexto que o colegio.pt se demarca pela sua importância, mostrando-se como local que permitirá às escolas comunicar mais facilmente com os pais. Para mais informações, clique aqui.

Acompanhamento dos números

Dar tiros no escuro não é uma boa opção. Para perceber quais os resultados que está a obter com cada ação executada, deverá ir acompanhando as métricas de desempenho. Existem vários tipos de ferramentas que facilitam o trabalho – a mais comum é o Google Analytics (que deve estar associado ao website da escola). O mesmo acompanhamento deve ser feito nas redes sociais e nas campanhas de e-mail para que seja capaz de perceber quais os assuntos, temas ou formatos que têm um maior impacto junto do seu público.

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