Uma criança motivada para ir à escola é uma criança mais empenhada e feliz. Contudo, quer estejamos a falar do contexto de uma escola pública ou de um colégio privado, é relativamente comum que o sentimento de medo ou a desmotivação ensombrem o percurso escolar de algumas crianças.

As consequências dessa desmotivação materializam-se em infindáveis birras matinais, no isolamento da criança e em fraco aproveitamento escolar. Para contornar esta situação é necessário incutir na criança o gosto pela aprendizagem e pelo convívio com os seus colegas.

O processo educativo apresenta momentos positivos e negativos e tem uma forte influência sobre a dinâmica familiar. Estudar nem sempre é divertido, mas é uma obrigação necessária, que também contribui para moldar o carácter da criança, através de princípios como a responsabilidade e a disciplina.

Três sugestões para motivar as crianças a ir para o colégio

Se o seu filho mostra pouca vontade de ir para o colégio, deve tentar aumentar a sua motivação. Aqui ficam três sugestões para fazer com que as manhãs passem a ser mais fáceis.

  1. Optar por um bom colégio – Escolher uma escola privada pode contribuir para aumentar o grau de motivação de uma criança. Nos bons colégios, as crianças são alvo de um acompanhamento mais personalizado, o que contribui para que se sintam mais à vontade na sala de aula. Adicionalmente, ao optar por um colégio privado de boa qualidade está a garantir que a sua criança pode beneficiar de uma extensa lista de atividades extracurriculares. Estas atividades são, muitas vezes, o clique que faltava para alterar a perceção dos mais pequenos sobre o colégio.
  2. Melhorar a autoestima da criança – Crianças confiantes, normalmente, integram-se com maior facilidade no colégio e alcançam um melhor rendimento escolar. Por isso, é fundamental que ajude os seus filhos a desenvolverem uma boa autoimagem. Preste atenção às suas ações e elogie quando eles fazem algo bem. Adicionalmente, deve também incentivá-lo a praticar um desporto ou a participar em grupos de atividades (artes, jornalismo escolar, escuteiros, etc). A interação social é fundamental para o seu desenvolvimento e vai facilitar largamente a sua inserção no colégio.
  3. Critique quando necessário – Se é verdade que a criança deve ser elogiada quando faz algo bem, também é importante que a crítica esteja presente e seja utilizada quando necessário. A disciplina é uma parte indispensável do processo de educação e deve ser promovida desde cedo, pelos pais. Uma criança que sabe conviver com a disciplina, terá maior facilidade em integrar-se no colégio.

Responder