A entrada do seu filho na escola pode ser uma altura angustiante. É um desafio eminente tanto para os filhos como para os pais embora deva ser visto também como uma oportunidade de aprendizagem para todos. Mas como dar a volta ao primeiro dia de aulas e torná-lo num momento positivo?
A melhor altura
Muitos pais discordam quanto à idade na qual a criança deve entrar numa instituição de ensino, seja uma creche ou jardim de infância. Contudo, a maioria dos pais tem necessidade de deixar os filhos ao cuidado de um estabelecimento de ensino para voltarem ao trabalho e isso não deve, em momento algum, ser visto como algo negativo. Já outros pais adiam essa decisão e põem de lado a própria carreira para se dedicar exclusivamente aos filhos.
Cada família tem os seus critérios e o seu timing, não existindo uma idade correta. Varia com as necessidades de cada um e não deve ser visto como um problema. No entanto mais cedo ou mais tarde esse dia chegará, e da mesma maneira que há muitas questões e receios, há maneiras de controlar a situação e lidar com este momento tão importante na vida de uma família.
O primeiro dia de aulas
Em Portugal, a escolaridade obrigatória começa aos 6 anos. Antes dessa idade a decisão de inscrever ou não o filho numa creche parte dos pais, sendo que a partir dos 4 anos de idade a educação é universal – ainda que decida deixar o seu filho ao seu cuidado ou de familiares, o Estado garante a possibilidade da frequência de todas crianças no pré-escolar a partir desta idade.
Ou seja, aos 6 anos, aos 4 anos ou antes, a “separação” é inevitável. O maior choque é encontrado no primeiro dia de aulas, ou no primeiro dia no colégio ou creche, quando as crianças tendem a chorar à entrada e espernear até conseguirem o colo dos pais. Entregar o seu filho aos cuidados de outra pessoa é uma tarefa que exige muita confiança, mas é inevitável a ansiedade e a insegurança dos pais quanto a este momento.
Seja a referência
As crianças, enquanto tentam compreender o que é certo e errado, procuram nos seus pais um ponto de referência. Isso significa que se o que observam é uma reação positiva, como um incentivo ou até mesmo um sorriso, tendem a aceitar aquela situação com mais facilidade, enquanto que se obtiverem sinais de relutância ou ansiedade, irão criar uma resistência.
Pode ser muito difícil deixar o seu filho com outras pessoas, desconhecidas na grande parte dos casos. Mas mesmo que sinta uma sensação de vazio nos primeiros momentos, é importante passar credibilidade ao deixar a criança na escola. Sorrir e dizer coisas positivas sobre essa nova fase da vida faz com que o seu filho crie uma relação de confiança com o colégio e com as novas educadoras.
Sentimento de culpa
É normal da parte dos pais sentirem-se culpados por deixar os seus filhos tão cedo nas escolas, porém, é importante salientar que o distanciamento é de extrema importância para todos. Promover uma nova experiência para o seu filho fará com que ele crie responsabilidades e comece a compreender o mundo de uma forma mais ampla.
Para os pais que se sentem perdidos no período em que os filhos estiverem na escola, é recomendada a prática de desportos ou o início de algum curso. Preencher o horário vazio na agenda faz com que o tempo passe mais rápido, evitando pensamentos negativos e frustrações. Para além disso é sempre uma maneira de se focar em si mesmo durante algumas horas do dia, algo que talvez não experienciasse há algum tempo. Veja-o também como uma oportunidade para si mesmo.
Crie uma rotina escolar
Para evitar o choque do primeiro dia de aulas é recomendado estabelecer uma rotina escolar pelo menos uma semana antes do início das aulas. É importante manter um horário fixo para a criança acordar, organizar-se, almoçar e realizar todas as tarefas que farão parte do novo dia a dia da casa. Essa adaptação é vantajosa para a criança e para os pais.
Se a criança já estiver habituada à rotina dos próximos anos, não estranhará tanto. Afinal, a única coisa nova será estar na escola – os horários, ou a pressa da manhã será igual.
Conheça a escola e converse com todos
Em relação à instituição, deve sempre conhecer o colégio e levar lá o seu filho antes do primeiro dia de aulas. Explorar o local garante uma maior segurança. Em alguns colégios e creches é possível fazer uma adaptação junto da criança nos primeiros dias e acompanhar o seu filho enquanto descobrem a escola juntos, o que pode ser uma boa opção para pais muito inseguros.
O contacto com outros pais também é fundamental, uma vez que o diálogo mostra que essa situação é mais comum do que imagina e que a dor irá certamente passar com o tempo. Além disso, ter alguém que está a passar pela mesma situação torna essa tarefa um pouco mais fácil.
A escola é um novo mundo para uma criança, incentivar isso de maneira positiva faz com que a diversão seja ainda maior. Quanto maior for o estímulo para a frequentar, maior será a satisfação da criança em aproveitar tudo que essa fase pode oferecer.