As Vantagens da Internet

A internet é um dos melhores instrumentos para aprender atualmente. Repleta de informações, vídeos e imagens, a internet funciona como um grande professor para a maioria das crianças e adolescentes. Isto quando usada de forma racional. Além de possuir um conteúdo infinito de notícias e curiosidades, é uma ótima forma de conhecer outras culturas. Torna-se também possível comunicar com pessoas dos mais diversos lugares do mundo.

As Crianças e a Tecnologia

Para as crianças do século XXI é praticamente impossível imaginar uma vida sem internet. Está presente por toda a casa: no telemóvel, na televisão, nos computadores e nos tablets. Porém, é imprescindível que os pais tenham o conhecimento necessário para monitorizar e tomar conta das crianças também no mundo virtual.

Ao deixar um aparelho eletrónico nas mãos de seus filhos, é possível que, mesmo por inocência, eles acabem por aceder a certos conteúdos impróprios. Nesses casos é preciso que um adulto esteja por perto. Assim poderá resolver a situação e conversar com a criança sobre o que aconteceu, para além de dar uma orientação sobre a internet e os seus riscos.

Como Alertar o Seu Filho para os Perigos da Internet

Muitos dos pais veem a internet como um brinquedo para os filhos. Pensar dessa forma pode ser um dos principais erros, pois a internet tem utilizadores de todos os cantos do mundo. Consequentemente, estes podem ter diversas intenções, sejam elas boas ou más.

Para evitar que o seu filho se exponha ou que aceda a certos conteúdos, é preciso que os pais promovam um diálogo sobre todos os perigos da internet. Podem explicar o que são utilizadores de perfis fake, cyberbullying e a importância de não confiar em pessoas na internet. Ao fazer isso a criança sentir-se-á respeitada e colocada no mesmo patamar de um adulto. Estabelece-se assim uma relação de confiança.

Tenha Controlo dos Sites a que seu Filho Acede

Deixe claro para o seu filho que é você quem tem o controlo dos sites que ele visita. Estabeleça um horário para o uso dos tablets ou telemóveis. Com as crianças é preciso impor limites e deixá-los claros, para que a internet não se torne um vício.

Deixe o computador num local visível, evite deixar o aparelho que o seu filho usa no quarto, por exemplo. Tenha as passwords das redes sociais e converse com seu filho caso se aperceba de algum problema. Este tipo de preocupação não é invasão de privacidade, afinal, até os dezoito anos a criança é de total responsabilidade dos pais, logo, as suas ações na internet e fora dela serão assumidas pelos pais.

Instale filtros e antivírus no computador para que sites inapropriados não possam ser visitados, assim será mais fácil de evitar que o seu filho abra sem querer algo que possua conteúdo pornográfico, de violência ou algo que considere inapropriado para a idade.

Denuncie!

Caso perceba que seu filho acedeu ou recebeu algum tipo de conteúdo indevido, denuncie às autoridades. Esse feedback por parte dos responsáveis é essencial para que esse conteúdo não se espalhe pela internet.

  1. […] que a tecnologia apresente várias vantagens, também poderá trazer alguns receios para os pais. Para além das questões relativas à segurança online, como a partilha de […]

Responder