Consolidado na Grécia Antiga, o teatro evoliu consoante as décadas, mas manteve-se a sua essência: o contacto humano. Ao longo deste artigo, falamos-lhe do teatro infantil enquanto atividade extracurricular, explicando quais os seus benefícios para o desenvolvimento dos mais novos.

Normalmente associado a crianças extrovertidas, o teatro infantil serve como uma forma de dar asas à fantasia à medida que estas vão explorando novos universos. Interpretar personagens é uma excelente forma de fazer com que se coloquem na pele dos outros e de conseguirem pensar no que fariam se estivessem numa determinada situação.

Dos heróis aos vilões, compreender a personagem acaba por fazer com que as crianças desenvolvam competências como a solidariedade, o aumento da capacidade de compreensão e a abertura à diferença. São estes e outros benefícios que exploramos na lista que se segue.

Quais as vantagens do teatro infantil?

Potencia a capacidade de superação

Dissemos há pouco que o teatro é uma atividade associdada a crianças extrovertidas. Embora haja essa percepção, a verdade é que esta também é uma excelente solução para crianças tímidas. Porquê? Por vários fatores: do trabalho de equipa à interação com outros pequenos atores, as crianças conseguirão desenvolver a empatia e sentir-se parte de um grupo. Superar a timidez não é o único tipo de superação. À medida que o gosto pelo teatro vai crescendo, a criança aumentará o sentido critico e procurará desempenhar papeis mais difíceis e complexos.

Estimula o autoconhecimento

O autoconhecimento é um processo que ocorre durante toda a vida e que nunca se finaliza. Ainda que de forma inconsciente, no teatro, a criança será confrontada com situações hipotéticas que a farão pensar em assuntos nos quais possivelmente não pensaria se não estivesse inserida neste contexto. A maioria das peças infantis tem uma moral, da qual mesmo os mais novos poderão retirar ensinamentos.

Expande a cultura geral

Todas as histórias têm um contexto e, muitas vezes, esse contexto é histórico e cultural. Para interpretar um papel, as crianças vão precisar de descobrir mais sobre a época em que o personagem viveu. Ao fazê-lo vão alargar conhecimentos sobre o quotidiano desse período. Podemos por isso dizer que, ao estimular a curiosidade, o teatro acaba por expandir a cultura geral da criança.

Melhora o desempenho escolar

Capacidade de concentração é uma característica fundamental para que estes pequenos atores possam desempenhar o seu papel. Posteriormente, esta capacidade trará enormes benefícios na sala de aula. A juntar a esta há também o interesse que referimos no ponto anterior, para não falar da capacidade de memorização exigida na altura de decorar os guiões.

Desenvolve a coordenação motora

Do canto à dança, não é raro os atores terem que se desdobrar na altura de representar. Mesmo que tal não aconteça, o simples facto da criança ter de personificar alguém faz com que aprenda a ter um melhor controlo sobre a sua postura e coordenação motora.

Responder