O Colégio Pedro Arrupe pretende contribuir para o desenvolvimento da personalidade única de cada aluno, segundo um ideal de formação integral e um harmonioso desenvolvimento físico, intelectual, afetivo, moral e espiritual . Deseja formar homens e mulheres que se distingam pela preparação intelectual e pelo saber, mas ainda mais pelo ser, um ser feito de conhecimento e aceitação pessoal, reconhecimento dos dons próprios, e responsabilização por os fazer render ao serviço dos outros, aceitando o compromisso de construção de um mundo mais justo. Procura ajudar cada aluno a assumir progressivamente a responsabilidade primeira pela sua própria formação e esforça-se por incutir hábitos que estimulem a criatividade e a adaptabilidade e permitam a aprendizagem ao longo da vida. Valoriza especialmente o papel da família na educação de cada criança e jovem.
O CPA define-se como um colégio cristão, onde a formação religiosa na fé católica é inerente ao seu Projeto Educativo, assim como a preparação para o diálogo com outras tradições religiosas, sem sectarismos, em total abertura à diferença religiosa e à secularidade. É parte integrante do seu projeto um conjunto de propostas pastorais que permitam aos seus alunos o crescimento espiritual e a obtenção das bases para assumir compromissos de maturidade cristã .
O CPA assenta o seu Projeto Educativo no legado da Pedagogia Inaciana e mantém laços com os colégios da Companhia de Jesus. Nesta tradição, valoriza como dimensão integral da formação as atividades de voluntariado e as experiências de imersão no mundo dos pobres.
O CPA, inspirando-se na pessoa e na vida do seu patrono, pretende formar os seus alunos para a universalidade, o encontro respeitoso com o outro e o diálogo das culturas , numa atitude de serviço em que a Fé exige a promoção da Justiça e pede uma atenção particular aos mais desfavorecidos. Desafia os seus alunos a tornarem-se homens e mulheres para os outros, virados para o futuro, que não se limitam a repetir receitas do passado para responder aos problemas novos, e empenhados em que o mundo, que não para, caminhe sempre com eles.
O CPA reconhece a sustentabilidade, a todos os níveis, como um critério indispensável para assegurar um futuro viável. Promove, assim, umestilo de vida respeitador do ambiente e da Criação e educa para a consciência ética nos comportamentos económicos, promovendo atitudes que valorizam o longo prazo e os efeitos estáveis e duradouros.
O CPA elege o mar como uma referência simbólica de todo o seu projeto. O mar enquanto elemento fundamental definidor da história de Portugal e da nossa identidade nacional, enquanto meio de unir povos e continentes num mundo globalizado, enquanto espaço de futuro com enorme potencial para assegurar a sustentabilidade do planeta. Através de ênfases a nível curricular e da aposta em atividades de complemento curricular com cunho marítimo, o CPA tem como objetivo estimular nos seus alunos uma cultura do mar.
O COLÉGIO
O projeto começou a ser esboçado há cerca de dez anos, como forma de responder aos desafios de um mundo em transformação .
Aproximava-se a viragem do milénio, e o P. Nuno Burguete sj., então Diretor do Colégio S. João de Brito em Lisboa, questiona-se sobre como seria um Colégio de cariz inaciano no século XXI , e envolve nessa reflexão os seus colaboradores mais diretos.
Promove também reuniões com Antigos Alunos do Colégio e com um grupo de pessoas – todas ligadas direta ou indiretamente às questões da educação – que começam a ponderar a possibilidade de abrir uma nova escola em Lisboa, como resposta à necessidade sentida pelas famílias de encontrar para os seus filhos uma formação de cariz humanista e grande qualidade académica, atenta aos sinais dos tempos e aberta aos desafios tecnológicos, sociais, éticos e ambientais do nosso mundo.
Em 2004, a família Alves Ribeiro, que desde há muitos anos mantém uma forte ligação à Companhia de Jesus, informa o P. Nuno Burguete sj. de que estaria interessada em investir no setor da educação, e em particular a dar corpo a este projeto, desde que a Província Portuguesa da Companhia de Jesus aceitasse colaborar, dentro das suas possibilidades, na orientação Pedagógica, de Formação e de Pastoral.
Em 7 de abril de 2009, a Província Portuguesa da Companhia de Jesus e o Grupo Alves Ribeiro assinam um novo protocolo, onde ficam definidos os termos da presença e formas de colaboração dos Jesuítas com este novo projeto.
Só perto de dez anos depois foi possível encontrar, no Parque das Nações, o espaço físico dotado das características necessárias à construção de uma escola de grande qualidade académica e ambiental, aberta ao acolhimento e envolvimento das famílias, e comprometida com a promoção do Humanismo, da Cultura, da Justiça e da Fé.
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Péssimo para o primeiro ciclo, quer do ponto de vista da qualidade dos professores, quer do ponto de vista do acompanhamento dos alunos fora das aulas.
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Um colégio que se posiciona como sendo inovador e tendo a criança no centro da educação, mas é apenas isso – o colégio gostaria de funcionar assim, mas na realidade é apenas um colégio medíocre com boas instalações.
Nao recomendo.
Muito bom!!
Aconselho a todos!!!
😀
Ótima experiencia com os meus filhos
É um colegio onde as crianças gostam de ir para a escola.
Péssima experiência com o meu filho