As instituições de ensino público continuam a ter um papel de destaque no panorama educacional do país, contudo, é inegável que cada vez mais pessoas optam por matricular o seu filho num colégio privado, em detrimento de uma escola pública, devido às suas vantagens.

Mas, como escolher o melhor colégio para o seu filho nem sempre é uma tarefa simples nem fácil, abaixo poderá ver alguns aspetos aos quais deverá estar atento, quando estiver a começar este processo.

Aspetos a ter em conta quando escolher um colégio

A escolha do colégio de sonho para o seu filho não pode estar desassociada de alguns aspetos importantes, os quais podem influenciar posteriormente a educação do seu filho, nomeadamente:

1. Dinâmica académica – É importante estar familiarizado com a dinâmica académica da escola privada, conhecendo não só o plano curricular da mesma, mas também as atividades académicas que a instituição promove e que poderão manter o aluno ocupado, uma vez que, normalmente, nos colégios, existe uma grande proximidade entre os alunos e professores que fomenta o seu desempenho escolar, precisamente fruto desta dinâmica.

2. Qualidade dos professores – Muitas vezes, os professores que trabalham em escolas privadas, ao contrário do que sucede em escolas públicas, estão associados às mesmas há alguns anos e, por isso, é possível saber facilmente referências sobre os mesmos. O nível dos professores é, claro, importante, pois, nestas instuições, podem seguir o percurso dos alunos durante alguns anos.

3. Resultados académicos – Este é um aspeto ao qual deve estar particularmente atento quando estiver a escolher uma instituição de ensino, de forma a aferir de antemão a qualidade da mesma, a qual deverá repercutir-se nos resultados académicos obtidos por alunos e mesmo nos ex-alunos em transição para instituições públicas.

4. Tamanho das turmas – Embora possa não parecer, o tamanho das turmas pode influenciar decisivamente o sucesso escolar do seu filho. Isto acontece porque, numa turma mais pequena, o professor terá mais tempo para acompanhar o seu filho, o que dificilmente aconteceria numa escola pública.

A importância de uma escolha ponderada

Naturalmente, estes aspetos são muitos importantes e podem influenciar decisivamente o percurso e sucesso académico do seu filho. É claro que existem outros aspetos que podem influenciar a sua escolha e que devem ser ponderados, isto é, os logísticos, como a distância entre a sua casa ou local de trabalho da instituição desejada, bem como os custos associados à sua escolha, os quais podem diferir, de forma significativa de instituição para instituição.

A relação entre a qualidade e preço é, pois, importante, contudo, quando o que está em jogo é a educação do seu filho, bem como o sucesso do mesmo, é essencial que os pais criem as condições necessárias para que este alcance tudo o que desejam para ele, o que passa invariavelmente pela escolha do melhor colégio possível para o seu filho.

Por isso, se está à procura de uma instituição de ensino privada afim, não hesite e escolha já o próximo colégio para o seu filho na nossa plataforma: www.colegio.pt.