Certamente já ouviu dizer que o inglês é a língua mais falada em todo o mundo. Se pensarmos em termos de popularidade, o inglês é de facto o idioma que une todos os países do mundo, mas, em termos de quantidade, a língua mais falada em todo o mundo é na verdade o mandarim.

Isto acontece porque a China, para além de ser um país milenar, também possui um vasto território e uma grande quantidade de pessoas por metro quadrado. A população chinesa equivale a aproximadamente 20% da população mundial.

Não sendo suficiente a quantidade assustadora de habitantes, a China tem ganhado cada vez mais espaço no mercado internacional, aumentando as suas transações com grandes potências como os Estados Unidos.

Assim, torna-se cada vez mais uma língua que muitos querem aprender e que se pode tornar muito útil para o futuro de um jovem.

Tendo em vista toda esta expansão pelo mundo, separamos os 10 principais motivos para os jovens aprenderem mandarim:

1. A língua chinesa é fácil

A estrutura gramatical do mandarim é muito mais simples que a do português. O mandarim não tem conjugação de verbos e a sua organização é de fácil entendimento. Criamos essa relação de medo com o mandarim por não termos contato diário e por utilizarmos um alfabeto muito diferente, temos apenas de superar essas barreiras.

2. Começar com apenas 4% dos ideogramas

Conhecendo menos de 5% dos ideogramas já é possível compreender facilmente a língua. Os ideogramas restantes são uma combinação dos ideogramas básicos.

3. Os ideogramas são fáceis de decorar

O mandarim conta a história da China por meio de seus ideogramas. Muitos símbolos estão intrínsecos aos ideogramas e podem ser associados através do uso de histórias tradicionais chinesas.

4. Aprender mais sobre a cultura

Quando aprendemos uma língua, também aprendemos sobre a sua cultura e como o país comunica entre si. Um chinês, um alemão e um português comunicam entre si de forma totalmente distinta e isso é um reflexo das suas culturas.

5. A China pode ser a nova potência mundial

O crescimento do país fez com que muitos empresários corressem atrás de cursos de mandarim de ultima hora para puder criar novas relações no mercado econômico. Grande parte da economia tem na China a sua base de apoio.

6. Mandarim é a língua mais falada no mundo

Em poucos anos será necessário ter conhecimento de inglês e mandarim para comunicar internacionalmente, pois o idioma possui uma grande expansão e também uma grande aceitação pelo mundo.

7. Valorização do currículo

Inglês e Espanhol são línguas consideradas básicas por muitas empresas, já um idioma falado por poucos pode ser o ponto decisivo no momento da contratação.

8. Oportunidades de estágio

Os funcionários de multinacionais devem sempre estar atentos ao mundo dos negócios. Com o avanço do mandarim, em breve será necessária uma equipa para estagiar internacionalmente.

9. Empresas e filiais

O mercado internacional está constantemente a abrir filiais pelo mundo. Saber um idioma como o mandarim pode garantir uma futura vaga numa filial estrangeira, pois apenas aqueles que dominam a língua poderão representar a empresa permanentemente.

10. Viajar para a China

A China é um país maravilhoso, rico em cultura e beleza natural. Conhecer esse país é uma oportunidade única e que não deve ser limitada pela dependência de um tradutor. Viajar com liberdade faz com que aproveite ao máximo essa experiência.

Responder