A tia chega a casa da criança com poucos meses de idade e, para chamar a atenção do recém-nascido, decide abanar um dos muitos brinquedos coloridos. O som emitido causa na criação uma reação instantânea , despertando-a para um mundo novo de estímulos auditivos e não só.
O caso que acabamos de descrever é mundano e, em vez dele, podíamos falar da música de embalar que usamos para relaxar uma criança assustada ou da infinidade de temas musicais transmitidos nos canais televisivos de desenhos animados. Nestas como noutras situações, a música é usada para educar, criando na criança uma perceção do mundo mais alargada.
À medida que os miúdos vão crescendo, a sensibilidade musical vai-se desenvolvendo naturalmente. Se alguns acabam por desenvolver apetência para tocar instrumentos, outros mantém-se apenas como ouvintes. Em ambos os casos, a música parece ter benefícios que se refletem ao longo da vida. Neste artigo, exploramos algumas vantagens da música para crianças.
A música como estímulo para o cérebro
De acordo com Meredith LeVande do portal MonkeyMonkeyMusic.com, “existem cada vez mais estudos que comprovam a relação entre o sucesso académico obtido e a exposição das crianças à música”. De acordo com os especialistas, esta relação deve-se principalmente ao empurrão dado na altura de aprender a ler, decorar números ou desenvolver competências sociais e emocionais.
Para confirmar esta teoria, estudiosos da Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, decidiram pegar num grupo de 60 alunos com idades compreendidas entre os 6 e os 9 anos. Numa fase posterior, as crianças foram divididas: 29 tinham foram expostos a vários estímulos musicais, enquanto os restantes prosseguiram sem educação musical. Os resultados não deixaram margem para dúvidas: elementos como o timbre, o tempo e o tom ajudaram a que as 29 crianças desenvolvessem uma memória mais rápida do que as outras.
Vantagens para a matemática e para as línguas
Não são raros os casos em que as crianças ainda não sabem falar corretamente, mas já trauteiam impecavelmente a sua música favorita. Tal deve-se sobretudo ao facto de a música ser um excelente estímulo para a linguagem. À medida que vai escutando, a criança vai retendo novas palavras, aprendendo qual a dicção correta e quais os seus significados. Nalguns casos, aulas de canto podem servir como forma de acelerar a fala ou para corrigir palavras que a criança ainda não pronuncia corretamente.
Nos números, o efeito da música é semelhante: na altura em que as crianças estão a aprender a contar até 10, uma canção pode ser a melhor professora. Para quem decide estudar música mais a fundo, saber distinguir uma oitava de um semitom é importante. Este tipo de aprendizagem acaba por desenvolver um raciocínio lógico muito semelhante ao que é aplicado na matemática.
Expressão corporal e atenção
Na música como na dança, a coordenação motora é fundamental. Seja na escola ou em casa, ouvir música ajuda a criança que assim vai desenvolvendo novas competências motoras. A coordenação necessária para tocar um instrumento ou o simples facto de a criança ser capaz de o segurar ajuda na motricidade. Na dança, a relação com o corpo é trabalhada e não é por acaso que as canções que vemos na televisão normalmente têm uma coreografia associada.
A coordenação corporal exigida nas aulas de música e de dança reflete-se posteriormente na escola. O facto de cada género musical ter as suas regras faz com que a criança se habitue a estar focada para que as consiga apreender. É neste sentido que não é incomum verificarmos que crianças com dificuldades de atenção apresentam melhorias significativas no comportamento na sala de aula depois de começarem a ter aulas de música ou dança.
Criatividade, abertura cultural e trabalho em equipa
Tal como acontece nas artes marciais, também a música estimula o contacto com outras culturas. Tendo em conta a quantidade de géneros musicais existentes, conhecer as suas raízes pode ser uma excelente forma de alertar para a diferença e para multiculturalidade.
Fundir géneros musicais é também uma forma de estimular a criatividade. Trabalhar em equipa para atingir uma harmonia ou ir experimentando várias combinações de instrumentos ajuda a que a criança desenvolva competências criativas, ao mesmo tempo que interage com os colegas.
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